Quem somos nós?

Este blog esta sendo realizado para a a produção da ATPS da disciplina de matemática do 6 semestre do curso de pedagogia da faculdade Anhanguera de Guarulhos.
Alunas:
Erivania Perichi
Marluce Barbosa
Rosemeire Galdino

Guarulhos 2014

segunda-feira, 26 de maio de 2014

A Criança e o raciocínio lógico - matemático

De acordo com Wadsworth (1989), “o ponto de vista qualitativo, o pensamento da criança pré-operacional representa um avanço sobre o pensamento da criança sensório-motora. O pensamento pré-operacional não é mais um pensamento preso aos eventos perceptivos e motores. Agora ele é essencialmente representacional (simbólico); e as seqüências de comportamento podem ser elaboradas mentalmente e não apenas em situações físicas e reais”.
No livro “A Criança e o Número”, Constance Kamii aborda alguns aspectos das teorias de Jean Piaget em relação aos conceitos matemáticos construídos pela criança.

Segundo Piaget, para estimular o pensamento numérico das crianças não basta ensinar o conceito matemático, mas faz-se necessário promover situações onde os alunos construam o conhecimento de forma concreta, lúdica, por meio de jogos de baralho, tabuleiro, bolinhas de gude, de modo que consigam contextualizar o conceito em sua vida diária e social.
Já na obra “O Homem que Calculava”, de Malba Tahan, aborda o uso de técnicas que valorizam o cálculo mental. Para obter-se a aprendizagem de matemática de forma significativa e divertida, a autora apresenta histórias de um personagem que vivencia situações-problema. Essa forma diferente de ensinar a matemática atrai os alunos a refletir como chegar à resolução dos problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário