1-
Disciplina
Matemática
2-
Conteúdo
Construção de
gráfico
3-
Anos
4º ano do ensino
fundamental
4-
Justificativa
Este plano de
aula tem a finalidade de proporcionar a aprendizagem de uma forma interessante
e conscientizadora sobre o bullying na escola, através da coleta de dados dos
próprios educandos para a construção de gráficos.
Visando o ensino
da ética contra a violência na escola e no mundo, através da matemática.
5-
Objetivo Geral
Interpretar
dados apresentados por meio de gráficos, de forma quantitativa e qualitativa, a
fim de compreender informações relevantes da realidade, percebendo suas
mudanças e contradições.
6-
Objetivo
Específico
Construir
gráficos com organização e sistematização de conhecimento e ideias com
representações com desenhos e escritos numéricos.
7-
Metodologia
Fazer um levantamento dos conhecimentos dos alunos sobre o bullying e de experiências pessoais ou casos visualizados na escola ou nos meios de comunicação.
• Roda de conversa sobre o tema, mostrando que uma simples brincadeira pode trazer alguns sofrimentos para o amigo, de acordo com a finalidade, reprodução e motivação, pode ser chamado de bullying.
• Leitura sobre notícias atuais com tema bullying.
• Sistematizar em forma de gráfico os dados levantados a partir das experiências dos alunos.
-O gráfico será montado com caixinhas de fósforo que os alunos irão trazer para visualizarem de modo concreto os resultados dos tipos de bullying que vivenciam.
-Depois será sintetizado o gráfico na lousa contendo as explicações sobre a montagem do gráfico.
Fazer um levantamento dos conhecimentos dos alunos sobre o bullying e de experiências pessoais ou casos visualizados na escola ou nos meios de comunicação.
• Roda de conversa sobre o tema, mostrando que uma simples brincadeira pode trazer alguns sofrimentos para o amigo, de acordo com a finalidade, reprodução e motivação, pode ser chamado de bullying.
• Leitura sobre notícias atuais com tema bullying.
• Sistematizar em forma de gráfico os dados levantados a partir das experiências dos alunos.
-O gráfico será montado com caixinhas de fósforo que os alunos irão trazer para visualizarem de modo concreto os resultados dos tipos de bullying que vivenciam.
-Depois será sintetizado o gráfico na lousa contendo as explicações sobre a montagem do gráfico.
8-
Recursos
Caixinhas de suco
para a construção do gráfico.
Lousa e giz.
9-
Referências
Site acesso dia
23/09/12 ás 14h http://descobertamat.blogspot.com.br/2010/12/plano-de-aulas-matematica.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário